segunda-feira, 17 de março de 2008

Método apple de criatividade?

Tradução de um texto bastante interessante, não está ao pé da letra mas a idéia principal é essa.

O Processo de design da Apple

Durante o SXSW (acredito que seja esse evento) uma interessante apresentação de Michael Loop,senior engineering manager (gerente sênior de engenharia?) da Apple, revelou alguns métodos criativos que fazem o design da Apple ter sucesso onde muitas outras empresas falham. Depois de descrever o processo de sempre surpreender os consumidores, algo como grandes softwares em fabulosos hardwares com uma bela interface, ele respondeu o que muito designer se pergunta quando encontra um produto da Apple: "Como diabos eles fazem isso?".

Pixel Perfect Mockups

Isto, admitiu Loop, consome uma quantidade absurda de trabalho e também um tempo enorme. Mas, acrescentou, "retira todas as ambiguidades." Ou seja, representa uma economia de tempo nas etapas seguintes do processo, já que elimina a necessidade de corrigir futuros erros.

De 10 para 3 para 1

Os designers da Apple apresentam 10 mockups totalmente diferentes para cada idéia. "Não sete para fazer três aceitáveis",diz Loop, que parece ser o padrão em outras empresas. Então eles analisam todos os dez e trabalham em cima destes sem restrições afim de reduzi-los à três alternativas. Por fim, gastando mais alguns meses nesses três a equipe finalmente encontra uma alternativa forte o bastante para o mercado.

Reuniões Emparelhadas do Projeto

Toda Semana as equipes têm dois encontros. Um para o brainstorm, onde todas as restrições são deixadas de lado e as idéias fluem livremente, sem preconceitos. Outro para discutir a produção em si, um encontro separado com a mesma frequência do primeiro, mas sendo a antítese deste, podando as idéias e adequando-as à realidade e à possibilidade de produção. Este processo continua durante todo o desenvolvimento de qualquer apetrecho, naturalmente a balança tende a se deslocar, mas manter uma opção para o pensamento criativo até o fim do projeto é realmente inteligente.

O original aqui!

Tanto pode ser uma informação útil, como não...
Mas conhecimento nunca é demais.

Ps: Eu num traduzi o último parágrafo.


Nenhum comentário: